9 de mar de 2010

Projeto de mobilidade na Câmara dos Vereadores RG


Resultado da bicicletada do dia 21/09/2009 e pela iniciativa da bancada do PT (ressalto que a bicicletada não está ligada a nenhum partido político), foi colocado na Câmara para votação um Plano de Mobilidade para a cidade de Rio Grande em 2009. Infelizmente devido aos pensamentos arcaicos de nossos representantes, o projeto foi rejeitado por 8 votos a 4.

Eu particularmente tive que ouvir coisas absurdas de certos vereadores, como falas do tipo: " Mas Rio Grande é uma cidade muito antiga, não dá pra fazer isso aqui..." ou "A cidade já tem ciclovias". E a Holanda que faz parte do Velho Continente, é tão antiga e mesmo assim tem 40% das viagens realizadas por bicicletas. E Rio Grande tem mesmo ciclovias??? Temos sim algumas estruturas cicloviárias que não podem ser chamadas de ciclovias, pois não possuem os requisitos básicos para serem chamadas como tais. Ciclovia que liga nada a lugar algum??? Isso funciona??? Alguém usa???

Mais uma vez esbarramos na ignorância de alguns representantes que querem uma cidade voltada aos carros e não as pessoas.


Virginia Bastos

2 de dez de 2009

Fotos do dia 22 de Setembro de 2009 (Bicicletada)



Um grupo de 20 ciclistas participou de nossa 1° Bicicletada realizada num belo dia de sol. Acredito que o primeiro objetivo da nossa Bicicletada foi alcançado, ou seja, tivemos visibilidade na mídia, chamamos a atenção da população através dos meios de comunicação.

15 de set de 2009

1° BICICLETADA DA PRIMAVERA *22 SETEMBRO 2009* /Dia Mundial sem carro/


Galera, dia 22 de setembro será nossa primeira bicicletada aqui em Rio Grande.
Uma pedalada crítica, mas pacífica, manifestando nossos direitos no espaço das vias riograndinas. Isso porque nossa cidade só planeja (se é que planeja) o trânsito visando veículos motorizados. Chega disso!!! Vamos batalhar pela sustentabilidade do planeta, economizando no bolso, nossos recursos naturais e ainda fazendo uma ótima atividade física.
Participem!!!
Dia: 22/09
Saída: Largo Dr. Pio
Horário: concentração 10:30hs - Saída as 11hs
Percurso: Largo Dr. Pio - Furg (Campus Carreiros)

15 de jul de 2009

Árvore de soluções!!!


Crise de mobilidade?

Emissão de poluentes?

Pouca grana no bolso?

Precisando se exercitar?

Melhor qualidade de vida?

******VÁ DE BIKE******

22 de jun de 2009

As vantagens de usar a bicicleta


1. Não usa combustível fóssil, portanto não polui;
2. Gasto com manutenção é muito baixo;
3. É um excelente exercício físico, ajudando a evitar doenças cardíacas, por exemplo;
4. Representa equidade social, já que está disponível a praticamente todas classes sociais;
5. Fácil de manusear e rápido acesso, entre outros.
------- Usar a bike ajuda as cidades a melhorar sua mobilidade --------

Mas para que o uso desse meio de transporte seja incentivado, é preciso que o município faça obras contemplando estruturas para as bicicletas, tais como, ciclovias, ciclofaixas, bicicletários. Tudo isso em uma rede articulada, interconectada, para que dê ao ciclista maior conforto, segurança e rapidez nas suas viagens.

4 de jun de 2009

O que é uma bicicletada?

Ps.: A BICICLETADA é um movimento no Brasil e em Portugal inspirado na Massa Crítica, onde ciclistas se juntam para reinvindicar seu espaço nas ruas.
Não precisamos comunicar as autoridades quando queremos fazer, afinal o espaço nas ruas também é nosso. Com as bicicletadas podemos chamar a atenção não só das autoridades como da população no geral... protestando contra a poluição e pelo preço da tarifa do transporte coletivo.
Mais informações sobre as bicicletadas se encontram no site oficial: http://www.bicicletada.org/
Visitem pessoal!!!!!
Gynageo!

SE LIGUEM, EM BREVE SERÃO ORGANIZADAS BICICLETADAS EM RIO GRANDE - RS... VAMOS MARCAR PRESENÇA E REINVINDICAR O ESPAÇO DAS BICICLETAS NAS VIAS DA CIDADE!!! VAMOS DISSEMINAR NOSSO LOGO E BATALHAR POR ESSE MEIO DE TRANSPORTE SUSTENTÁVEL.